segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Dicas para todos os convidados...


Esse post peguei do blog CASANDO SEM GRANA http://casandosemgrana.com.br que eu adoro e achei o máximo. Acrescentei uma coisinha, tirei outra, mas serve de dica para todos, em qualquer festa...

Olá querido convidado
O post de hoje é pra você, bebê. Sabe, faz um tempo que eu queria falar pra você estas coisas. Mas não se assuste: São apenas conselhos desses que servem não só para um casamento, mas para uma vida. Vai que você segue e faz uma noiva feliz, não é?
·         Ao receber um convite de casamento
- Observe primeiro a quem se destina o convite. Por exemplo: “Sr. e Sra. Fulanos de Tal.” Se estiver escrito assim, significa que você e seu(sua) companheiro(a) são os únicos convidados. Nada de chamar sua sogra, seus primos e outras pessoas. Afinal de contas, se os noivos assim o fizeram, significa que está saindo do bolso DELES a sua ida e mais pessoas só contabilizaram mais prejuízos a eles. Respeite isso.
- Se você discordar do endereçamento do convite, saiba que: Não cabe a você pressionar os noivos para “levar mais alguém”. Se você começou a se relacionar recentemente com alguém e este alguém não foi convidado, não se chateie. Significa que ao fechar a lista de convidados esta pessoa não havia sido prevista ou, por algum motivo específico do qual OS NOIVOS decidiram, ela não foi cotada e ponto final. Mais uma vez respeite isso e se ficar alguma dúvida, PERGUNTE educadamente o por quê. Nada de mandar emails com ameaças e chiliques pra ninguém, tá?
- Saiba também que se VOCÊ foi convidado é por que VOCÊ é especial. Logo, se não puder comparecer ao casamento, avise com antecedência. Isso se estende com maior gravidade aos convidados para padrinhos: Não deixe os noivos na mão. Foi convidado e não pode e/ou não deseja assumir o cargo? Avise logo. Só não vá entristecer quem te quer tão bem quanto eles.
- Se você foi convidado para ser padrinho ou madrinha e formar par com outra pessoa que não seja seu cônjuge, novamente: Nada de biquinho e chilique vindo da parte de ambos. Neste caso significa que você é a pessoa com quem aquele casal tem mais afinidade direta e ponto. Ou não. Pode significar apenas que o casal decidiu montar o cortejo de uma forma diferente e quis você alí, da forma como eles imaginaram.
- Entretanto, em qualquer um desses casos acima, se houverem questionamentos e problemas a serem discutidos, CONVERSEM numa boa com os noivos. Ameaças de falta por que seu conjugue não gostou do que os noivos pediram, é criancice das bravas!
·         Na cerimônia
- Nada de ficar desfilando na passadeira antes da entrada do cortejo, ok? Além de sujá-la, corre-se o risco de deixar uma criança cair ou embolar tudo. Entre pelas laterais e sente-se.
- Depois da cerimônia você se reúne as pessoas que conhece. Nada de ficar gritando: “Fulaaaaaaaano, senta aquiiiii fulaaaaaanoooo!”
- Pessoal, nada de conversinhas paralelas durante a cerimônia. Se for para comentar algo, faço discretamente e sem causar burburinho. Não tem nada pior que alguém querendo se concentrar em um casamento e um grupo de balela a sua frente ou a suas costas!
·         Na Festa
- Nada de correr para agarrar a noiva e ficar papeando nesse momento. Deixe que eles respirem, curtam o momento deles e DEPOIS eles irão até você para comprimentá-la(o). Fique tranquila(o) pois eles não vão fugir.
- Ao chegar na recepção, sem correr, escolha uma mesa e sente-se. Ponto. Por favor: Não arraste as mesas e tumultue com as cadeiras. Só depois que você e os outros convidados se sentam é que o buffet consegue contabilizar o número de pessoas.
- No decorrer da festa socialize com outras pessoas e divirta-se. Porem, muito cuidado com os excessos de álcool e piadas de mal gosto no momento de cumprimentar os noivos.
- Na hora da distribuição dos acessórios divertidos na pista de dança, não ataquem a recepcionista, coitada. Se cada um pegar um, vai dar pra todo mundo.
- Ah, dica fundamental: NÃO ROUBE os ítens do kit de banheiro, tá? Precisou de um ou dois? Use e devolva o que não for usar mais. É feio, desnecessário e só quem pratica é gente bem pobre. De espírito mesmo. Desses que acreditam que levar um desodorante ou um gel não tem nada demais. Roubo mesmo é o preço da gasolina. 
·         Quando for se servir
- Nada de sair correndo como um esfomeado pra cima das mesas. Tem comida quentinha e gostosa PARA TODOS.
- Coma moderadamente. Observe que não há uma balança no final dos rechauds e isso significa apenas uma coisa: NÃO ESTAMOS EM UM KILÃO!
- Não comprimente os noivos com copos na mão!!! Já ví convidada derrubar vinho no vestido da noiva!!!
·         No momento de ir embora
- Pode pegar os doces, vai lá. Só não me encha uma sacola de supermercado com eles!
- Lembrancinhas: Uma por convidado ou uma por família. Como saber? Só perguntar para alguma assessora, recepcionista ou familiar.
- Vasos: Mesma coisa mulherada: Perguntem antes de levar!

Acho que é isso.
Hoje fui chata mesmo, assumo. Mas é que ando inconformada com estas atitudes recorrentes que observo nos casamentos. Um dia tão especial onde nos esforçamos para reunir pessoas tão especiais e que é manchado muitas vezes por faltas graves de educação e carater. Uma pena…

Beijos!

2 comentários:

  1. Adorei,meu nome é Ivana sou aqui de Brasilia tambem,adorei suas dicas, vou me casar esse ano tambem, e estou com uma grande dificuldade quanto a lista deconvidados, eu e o meu noivo estamos fazendo um casamento meio sem grana, e minha mãe é muito popular e praticamente todas as pessoas que ela conhecem eu tambem conheço, estou com um limete de convidados e não estou conseguindo alcançar, vc pode me sugerir alguma coisa. Vamos manter contato.

    ResponderExcluir
  2. Bom Ivana, não consegui abrir seu blog. Um outro dia postarei sobre a lista de convidados. Meu casório tb será meio sem grana e quanto à lista resolvemos que nós (os noivos) faríamos a lista, sem a influência de pais e parentes. Falei logo pra minha mãe que iríamos chamar poucas pessoas, então nos limitamos à família, mesmo não tendo muito contato com todos e aos amigos que frequentam nossa casa; que nós frequentamos a casa ou que nos encontramos com certa frequência. Incluí tb algumas amigas da minha mãe, mas que fizeram parte da minha infância, praticamente tias. A família do meu noivo é do Sul, então não estamos contando com muitos. Minha lista tem 136 convidados, desses uns 20 estão cotados como prováveis faltas,que são as pessoas da família dele e alguns outros da minha também. Bom, esse foi o critério que usamos. As pessoa tem que entender que casar é caro e não dá pra chamar todo mundo. Estávamos estimando gastar R$12 mil, e estamos subindo pra R$15mil. Como somos nós que vamos pagar, nós é que sabemos quem podemos e queremos convidar. Qualquer coisa me manda um email ou add no msn. cat.evms@hotmail.com
    Até mais.

    ResponderExcluir