quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Cerimônia - igreja, cartório ou no salão de festas?





     Boa tarde pessoas, 

      Como já falei, não poderemos casar na igreja, pois meu Amor é divorciado.
      Então, a primeira hipótese era casar no cartório mesmo, durante o dia e comemorar de noite. Como encontramos um lugar legal, com ambiente interno e externo e eu nunca me casei e queria muito, ao menos, colocar um vestido de noiva, resolvemos fazer a cerimônia civil com o juiz de paz no salão mesmo.
    Achamos a escolha ideal, assim os convidados não precisam se locomover de um lugar pra outro, eu posso colocar meu vestido, o ambiente é mais informal, deixando os convidados mais à vontade, vai dar para fazer uma entrada simbólica dos padrinhos, pais e noivos e não vamos gastar com a igreja e nem com a decoração da mesma. Também vou economizar um pouco nos vestidos e salão, pois ia precisar de me arrumar de dia e de noite.

    Mas por outro lado, o aluguel do vestido de noiva ( R$600,00) foi mais caro do que eu pagaria em dois vestidos e também vamos pagar algo em torno de R$600,00 (que ganharemos presente dos meus pais) com os documentos do cartório e com a presença do juiz de paz. Como eu não pesquisei valores para casamento na igreja e decoração, não sei ao certo o valor que pagaria, talvez tenha ficado elas por elas. Mas fiquei muito satisfeita com a nossa decisão.

Dica: Outro dia, lendo o blog http://casandosemgrana.com.br, li um post e descobri que se você for casar no cartório, você pode fazer uma declaração de "pobreza" e não pagar nada pelo casório. Qualquer um pode solicitar essa declaração.

Acredito que só sirva para quem vai casar lá mesmo, e não para cerimônias externas como a minha. Se você vai casar fora do cartório, tem que pagar um valor à parte referente à locomoção e presença do juiz no local, logo presume-se que você tem condição financeira de pagar as outras custas do cartório. Fica a dica para futuras noivas.

Por hoje é só...

Bjim e até amanhã.

4 comentários:

  1. ai eu adorei a ideia um amigo meu ja casou no civil e vestio terno e noicva um lindo vestido de noiva!
    Amada fica com Deus te espero sempre no meu recanto!
    docenovembroar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. esse ano vai dar tudo certo para vc....


    Bjsssss

    ResponderExcluir
  3. Oi Érika, estou adorando o seu cantinho. Vi tbm visita com frequencia o Casando sem Grana, muito útil, né?!!

    Boa sorte nos preparativos!

    Obrigada por se seguir, viu??! Tbm já estou te seguindo...

    Beijo grande!

    Gabriella Carter
    intensamentenoiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu agradeço a todos pelas visitas e comentários e gosto demais mesmo do casando sem grana..é muito legal. Obrigada

    ResponderExcluir